Hoje vou levar vocês para uma viagem à Cinque Terre, na Itália, que são cinco cidadezinhas na costa da Liguria, no norte da Itália (entre Gênova e Pisa). As cinco cidades, Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola, ficam à beira-mar, e o acesso é feito via barco ou por uma linha de trem que passa por todas elas.
As cidades fazem parte do Parque Nacional de Cinque Terre, que foi criado em 1999 para assegurar a proteção do local, que é um Património Mundial da UNESCO.
Dito isto, vou contar um pouco da minha experiência por lá. Fiquei hospedado em uma cidade ali perto, Portovenere, onde se tem acesso de carro. Optei por visitar as cidades de barco, o que é bem fácil, já que de meia em meia hora eles saem de Portovenere até Riomaggiore, que é a primeira das Cinque Terre.
Cada uma delas é bem pequena, mas em todas há um comércio local e alguns lugares para se comer. Em Riomaggiore há uma atração interessante, que é a Via dell’Amore, uma passagem que vai até a próxima das Cinque, Manarola. É uma caminhada de uns 30 minutos, e a vista é linda. A Via dell’Amore tem esse nome pois é costume dos casais apaixonados prenderem cadeados nas grandes da passagem. Estes cadeados simbolizam a união eterna dos casais.
De Manarola, você pode continuar seu passeio até as outras Cinque Terre de barco ou trem. Optei por conhecer a ferrovia, e fui até Cornigla, onde almoçei um espaguetti com lagosta ma-ra-vi-lho-so. Era mais para uma lagosta inteira com uns fiozinhos de massa!
As outras Cinque visitei de barco, e peguei um por do sol maravilhoso na volta para Portovenere. O passeio é especial, se você tiver a oportunidade de passar por lá, tenho certeza que não se arrependerá.
Veja como chegar em Cinque Terre:
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
celcia santos
João, boa noite
Parabéns , as suas dicas sobre cinque terre foi maravilhosa, simples e sem rodeios
joaojunqueira
Obrigado Celcia!