Começamos nossa viagem para Portugal pelas belas ruas de Lisboa, demos um pulo em Cascais, subimos até a Serra da Estrela, onde ficamos hospedados no Casa das Penhas Douradas, fomos ao Douro conhecer a Quinta da Gricha e vamos terminar nosso passeio pelas ladeiras do Porto.
Porto fica bem ao Norte de Portugal, então é muito comum pegar um vôo até, Lisboa, que fica ao Sul, ir subindo, parando em pequenas cidadezinhas e terminar no Porto, onde aí você pega um vôo de volta ao seu país.
Aqui, as coisas andam bem mais devagar que em Lisboa. Porto é a cidade da curtição, da vida lenta. É muito comum se comparar Lisboa com São Paulo e Porto com o Rio de Janeiro. É uma cidade muito ligada com a exportação de Vinho do Porto para todo o mundo. Na realidade, as plantações, ficam no vale do Douro, que tem sua foz entre Porto e Vila Nova de Gaia, uma cidade que fica do outro lado do Rio Douro. O vinho do Porto vêm do Douro e fica descansando nas inúmeras caves em Vila Nova de Gaia. Quando estão no ponto de exportação, saem Doura a fora para o Atlântico e assim mundo a fora.
Na foto acima temos a clara distinção entre Porto — à direita — e Vila Nova de Gaia —à esquerda. A foto foi tirada da Ponto Luís I, que liga as duas cidades.
Vila Nova de Gaia é bem plana, mas a cidade do Porto tem uma ladeira atrás da outra, faz parte do charme da cidade. Em alguns pontos até existem alguns funiculares, bondinhos que te levam para pontos mais altos. O legal é que a gente volta de lá com a perna super trabalhada! Rs!
Este acima é o Cais da Ribeira, onde ficam inúmeros bares e restaurantes.
A Cantina 32 — acima — é uma ótima opção para um jantarzinho romântico a luz de velas. Abaixo vemos o delicioso camarão tigre grelhado, que é um prato típico do país.
Veja abaixo a Ponto Luís I. Aqui em primeiro plano temos a Vila Nova de Gaia e depois da ponte, Porto.
Aqui acima uma vista do Douro. Aqui em primeiro plano Vila Nova de Gaia e lá ao fundo, Porto.
Este simpático barco que vemos acima é chamado de Rabelo, e era nele que os barris de Vinho do Porto desciam o Rio Douro de onde eram produzidos, no Douro, até Vila Nova de Gaia, onde ficavam armazenados nas caves envelhecendo. Os barcos atualmente só fazem passeios turístico, não trazem mais o vinho, mas as caves são as mesmas e são abertas à visitas. A Cave mais bacana é a Graham’s e fica um pouco afastada do rio, mas vale a caminhada de 20 minutinhos. Lá tem um bar de degustação dos vinhos e um ótimo restaurante, o Vinum Restaurant & Wine Bar, mas se quiser almoçar, é bom reservar antes, pois o local é concorrido. E claro, você pode fazer um tour guiado pela cave — eu fiz, recomendo! É super legal para conhecer a história do Vinho do Porto e também sobre o seu processo de produção e envelhecimento.
Acima temos a vista do pôr do sol visto do Mirante do Parque das Virtudes. Abaixo, temos o pessoal lá tomando esse solzinho gostoso no final do dia.
E para terminar, uma vista de Porto ao anoitecer. Mas resumindo, é uma cidade encantadora, muito charmosa e gostosa. Ainda por cima tem essa magia do vinho do porto. Se você já não ama ele, vai voltar da cidade encantado, te garanto. Querendo tomar uma dose a cada esquina!
📷s João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de viagens!
Veja mais sobre Portugal:
Deixe um comentário