A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal e um ótimo destino se você gosta de paz, sossego e se conectar com a natureza. A serra fica dentro do Parque Nacional da Serra da Estrela, que é uma área protegida. No centro do Parque, temos a cidade de Manteigas, mas o gostoso mesmo é se hospedar lá em cima, no meio da Serra.
A serra também é conhecida pelo seu queijo, que é feito com leite de ovelha. Ele é tido como o mais antigo dos queijos portugueses. De fato ele é muito saboroso e orgulhosamente servido em todos os restaurantes da região.
As paisagens são de tirar o fôlego. Existem mais de 350km de trilhas demarcadas na região, então existem diversas opções de caminhadas para se fazer e conhecer bem cada cantinho de lá.
Esse simpático senhor ia tocando suas cabras morro a cima.
Existem diversas casinhas assim, no meio do nada, entre as montanhas, nas quais seus donos vão passar férias lá durante a temporada.
Olha que simpático o povo português, até deixam um banquinho no meio das pedras para você sentar e apreciar a paisagem.
Bonito, não? Aí em baixo outra casinha, essa pelo que me disseram estava abandonada.
Outro passeio gostoso é visitar a Represa de Vale Rossim e sua barragem.
Em cima temos a represa e abaixo o outro lado da barragem.
Hotel Casa das Penhas Douradas
A dica de hospedagem na Serra da Estrela é o Hotel Casa das Penhas Douradas, que fica a cerca de 20 minutos de carro de Manteigas, bem no meio da serra. O hotel tem quatro estrelas e fica a 1500 metros de altitude.
Se você está procurando algo mais luxuoso ainda, os donos do hotel acabaram de lançar um novo hotel lá perto, dessa vez 5 estrelas, o Hotel Casa de São Lourenço. Vale seguir os dois no instagram, eles postam fotos lindas.
O lugar é mágico, não tem outra palavra melhor para descrever. Parece que você esta a mil quilômetros de qualquer civilização. Como os próprios donos do hotel dizem: “O ar é fresco e puríssimo. Você sente a presença da montanha, o silêncio absoluto, a tranquilidade.”
Vejam que simpático o hotel. Acima temos o restaurante, que serve um menu fixo tanto no almoço quanto no jantar. A comida é deliciosa!
Acima temos as varandas do quartos, todos com uma linda vista das montanhas.
Acima temos a entrada da piscina, que é coberta e aquecida.
Um charme o hotel, não?
Esse tecido que vemos no tapete e na almofada é chamado de Burel, um tecido feito de lã artesanal. Os donos do hotel também têm a Burel Factory, que é “um projeto sustentável que nasceu na Casa das Penhas Douradas com o objetivo de manter e reinventar o Burel, o tecido de lã artesanal português mais antigo”. Sendo assim, o hotel inteiro é decorado com as peças feitas deste material. A Burel Factory tem sua fábrica localizada em Manteigas, mas tem lojas tanto em Lisboa como em Porto. As lojas são o máximo, super vale uma visita!
Deslumbrante a Serra da Estrela, não acharam? Eu particularmente amei a região, foi um dos pontos mais altos dessa viagem conhecer essa serra e esse hotel. Super indico a experiência!
📷s João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de viagens!
Veja mais sobre Portugal:
Amanda
Muita saudade de Portugal!!!
joaojunqueira
:D