Sardinhas portuguesas na brasa, que delícia! As sardinhas podem ser servidas como prato principal ou como entrada, é só escolher. As sardinhas portuguesas são muito saborosas, porém podem ser complicadas de se encontrar. Aqui em São Paulo, compro as minhas congeladas no Mercadão de Pinheiros.
Este prato é super simples e muito gostoso, além das sardinhas fazerem um bem danado à saúde. Se você acha o cheiro e gosto delas muito forte, essa receita é para você. Trago aqui alguns truques para as sardinhas ficarem mais suaves. Primeiro, tiro a barrigada. Em seguida, deixo elas marinarem por uma hora em azeite de ervas. Essas duas etapas vão fazer com que elas fiquem mais suaves e saborosas!
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 10min
OBS. … É necessário 1h para marinar as sardinhas antes do preparo
INGREDIENTES
1kg de sardinhas portuguesas
Azeite de oliva
Alguns ramos de alecrim
Alguns ramos de tomilho
Sal grosso e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Primeiro limpe as sardinhas. Com a parte não cortante da face, tire as escamas. Em seguida, tire sua barrigada. Para isso, faca um corte na extesão inteira de sua barriga e com a mão, tire os miúdos.
Com as sardinhas limpas, tempere-as com sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Em um recipiente, misture o azeite de oliva com as ervas. Mergulhe as sardinhas nesse azeite. Deixe marinar na geladeira por 1 hora hora.
Acenda o fogo da churrasqueira 30 minutos antes de botar as sardinhas. Queremos um fogo de brasa e não chamas altas. Então basta colocá-las em um grelha fechada, para não correr risco delas caírem no fogo. Cinco minutos de cada lado devem bastar. Porém, dependendo da intensidade do fogo, o tempo pode variar.
📷 João Junqueira
Deixe um comentário