Esta receita de risoto de linguiça toscana é uma delícia. Os cubinhos crocantes da linguiça vão contrastar com o macio do arroz. Huuum… já estou com água na boca. Vamos lá!
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 45min
INGREDIENTES
Para o brodo
2 litros de água
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola
2 talos de salsão
1 cenoura
Para o risoto
4 punhados de arroz Arborio
600g de linguiça
½ cebola cortada em cubos
150ml de vinho branco
Algumas folhas de alecrim
Azeite de oliva
Queijo parmesão
MODO DE PREPARO
Primeiro, preparamos o brodo: coloque dois tabletes de caldo de galinha (daqueles em caixinha, tipo Maggi ou Knorr) em 2 litros de água fervente, adicione uma cebola inteira, dois talos de salsão e uma cenoura inteira. Outros vegetais de sua preferência são bem vindos. Deixe cozinhar por uns 20 minutos. Isso dará um brodo saboroso. Caso tenha mais tempo, veja outra receita mais elaboarada aqui.
Com o brodo pronto, vamos ao restante. Cozinhe as linguiças no próprio brodo por uns 5 minutinhos. Assim que elas estiverem no ponto, reserve.
Refogue a cebola e algumas folhas de alecrim no azeite de oliva até dourar. Em seguida, adicione o arroz e um pouco de brodo. Deixe secar e adicione o vinho. Assim que o vinho evaporar, deixe o arroz fritar por uns 30 segundos. Não mais que isso. Acrescente mais brodo e deixe secar novamente. Vá repetindo esse processo até o arroz estar no ponto. É legal ele ficar al dente.
Enquanto o arroz vai cozinhando, vamos cortar as linguiças em cubinhos e fritá-las no azeite de oliva. O legal é fazer cubinhos bem pequenos, assim fica bem crocante. Quando eles estiverem prontos, adicione metade no risoto, durante o cozimento do arroz. Reserve a outra metade.
Quando o risoto estiver no ponto, desligue o fogo e deixe ele descansar por dois minutinhos. Em seguida, sirva. Adicione o resto da linguiça frita por cima. Um toque de queijo parmesão ralado também cai muito bem!
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Deixe um comentário