Receita de risoto de ervilha, presunto cru e queijo de cabra! Este é um clássico da culinária italiana pouco explorado aqui por terras tupiniquins e por isso resolvi trazer o prato para o blog. Na receita tradicional é usado o bacon ou o guaciale — que é a bocheca do porco — mas resolvi fazer uma versão com presunto cru, deixando o prato ligeiramente mais leve. Mas se você é fã de um bacon, vai fundo nele!
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 35 min
OBS. … Caso queira, é necessário 1h para produção do caldo de vegetais
INGREDIENTES
Para o caldo de vegetais
3 litros de água
2 cebolas roxas descascadas
10 talos de salsão
1 cenoura descascada
1 bouquet garni com tomilho, louro, alecrim e sálvia
ou 2 cubos do caldo italiano em cubos da Fattoria Italia
Para o risoto
400g de arroz Arborio
½ cebola roxa picada em cubos
200g de ervilhas
100g de presunto cru cortado em pequenos pedaços
250ml de vinho branco
2 ramos de tomilho fresco
30g de manteiga
150 de queijo de cabra em migalhas
100g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Como todo bom ritoso, primeiro, ao brodo. Aqui vai depender do tempo que você tem disponível. Se puder se organizar e começar 1 hora antes, perfeito. Neste caso, em 3 litros de água, coloque as cebolas roxas, os talos de salsão, a cenoura e o bouquet garni — para este, junte todas os ramos de tomilho, louro, alecrim e sálvia, e amarre com um barbante. Deixe no fogo baixo por 1 hora ou até reduzir tudo para 1 litro. Retire os vegetais e reserve o caldo. Caso você não tenha esse tempo, recomendo utilizar o caldo em cubo da Fattoria Italia, importado e disponível para venda em diversos mercados. Neste caso, dissolva dois tabletes em 1 litro de água e aqueça até ferver — vale adicionar alguns dos vegetais e deixar ferver um pouco.
Com o brodo pronto e quente, vamos ao risoto. Em uma panela, doure a cebola, o presunto cru com o tomilho na manteiga por uns 10 minutinhos ou até a cebola ficar macia e o presunto cru no ponto. Então adicione o arroz. Deixe ele dourar por 1 minutinho e então adicione o vinho branco. Misture bem e deixe ele secar. Adicione caldo suficiente para cobrir o arroz. Deixe secar. Repita esse processo até o risoto ficar no ponto. Ele precisa ficar bem al dente. Umas duas colheres de caldo antes do ponto, adicione as ervilhas.
Quando no ponto, retire do fogo e adicione o parmesão e metade do queijo de cabra. Misture bem e tampe. Deixe ele descansar por 2 minutinhos. Sirva o risoto e finalize com um pouco do queijo de cabra por cima.
📷 João Junqueira
Julio Motta
A receita descreve como se fosse feita com bacon, não com o presunto.
joaojunqueira
Falha nossa Julio. O erro já foi consertado!