Esta é uma receita muito simples de risoto de cogumelos Paris. A princípio, a ideia parece até simples demais, mas os cogumelos cozidos com o arroz, o vinho e o manjericão dão um gosto leve e ao mesmo tempo incrível. O tomate no final dá um crocante que contrasta com o macio do arroz. É uma delícia, vocês vão ver. Vamos lá.
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 40min
INGREDIENTES
Para o caldo de galinha
2 litros de água
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola
2 talos de salsão
1 cenoura
Para o risoto
4 punhados de arroz Arborio
400 g de cogumelo Paris, sem os talos, cortados em cubos grandes
½ cebola picada
4 tomates, sem as sementes, cortados em cubos
150 ml de vinho branco
Queijo Parmesão ralado
Azeite de oliva
Alguns pedaços de manteiga
Algumas folhas de manjericão
MODO DE PREPARO
Antes de começar, é necessário ter o caldo de galinha pronto. Se quiser uma receita bem saborosa do Cozinha do João, acesse aqui. Caso queira algo mais fácil, coloque dois tabletes de caldo de galinha (daqueles em caixinha, tipo Maggi ou Knorr) em 2 litros de água fervente, adicione uma cebola inteira, dois talos de salsão e uma cenoura inteira. Outros vegetais de sua preferência são bem vindos. Deixe cozinhar por uns 20 minutos. Isso dará um caldo saboroso.
Para o risoto, doure a cebola em azeite de oliva. Adicione o arroz Arborio: um punhado por pessoa. Adicione o vinho branco e misture. Deixe o arroz dourar um pouco, assim ele absorve o sabor do vinho e da cebola.
Assim que o vinho secar, adicione os cogumelos em cubo. Misture e adicione um pouco do caldo, que foi previamente preparado. Deixe o caldo secar e em seguida adicione mais caldo. O segredo é ir repetindo esse processo até o risoto ficar no ponto. Deve durar uns 20 minutos, mas não há tempo certo. O legal é ir provando para ver quando o ponto está ideal. Cuidado para não deixar passar, pois ele fica empapado. O gostoso é comer ele al dente, como a massa.
Com o risoto no ponto, adicione os tomates picados, o queijo ralado, algumas folhas inteiras de manjericão e uma pitada de azeite. Misture e sirva. No prato, finalize com um pequeno pedaço de manteiga, que vai derreter com o calor do risoto. Um toque final de manjericão e mais queijo ralado no prato também caem bem.
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Deixe um comentário