Nesta receita de risoto de coelho ao vinho tinto, na verdade o que vamos fazer é um coelho ensopado (que até pode ser apreciado desta maneira) e depois desfiar a carne para incorporar no risoto. O caldo que sobra do ensopado, com os legumes e tudo mais, utilizamos como brodo para o risoto. Fica uma delícia, vocês vão ver.
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 30m
OBS. … São necessárias 2h30 para preparar o ensopado de coelho que vai ser usado como base para o risoto
INGREDIENTES
400g de arroz Arbório (um punhado por pessoa e mais um chorinho)
1 coelho inteiro
Farinha de trigo para empanar o coelho
140g de uva passa
50ml de conhaque (ou whisky)
50g de bacon
2 cebolas roxas
2 cenouras
4 talos de salsão
4 dentes de alho
2 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
2 folhas de louro
1 garrafa de vinho tinto (de qualidade!)
500ml de caldo de galinha
Queijo parmesão ralado
1 pedaço de manteiga
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Primeiro, vamos deixar as uvas passas de molho no conhaque. Então, tempere o coelho com sal e pimenta do reino a gosto. Você pode tanto comprar o coelho inteiro e cortá-lo em pedaços ou comprar apenas as coxas e os peitos já separados. Agora, vamos empanar as partes do coelho na farinha e na sequência dourá-las no azeite de oliva. Caso não caibam todos na panela, faça por etapas. Assim que dourados, reserve-os. Nessa mesma panela, adicione o bacon e todos os vegetais picados (em pedaços grandes): a cebola — reserve uma para a produção do risoto —, as cenouras, os talos de salsão e os dentes de alho. Adicione as ervas e em seguida doure tudo no azeite de oliva por 5 minutos. Então, adicione metade da garrafa de vinho, o qual vai deglaçar as gordurinhas do coelho e do bacon que ficaram grudadas no fundo da panela. Assim que começar a ferver, deixe por um minuto e na sequência, adicione o o caldo de galinha. Volte com a carne, a uva passa embebida no conhaque e o próprio conhaque para a panela, misture tudo e caso necessário, corrija o tempero. Deixe cozinhar de panela tampada por 2 horas. Caso o caldo seque, vá adicionando água.
Assim que o coelho estiver no ponto, retire as carnes do ensopado. Desfie elas e jogue os ossos fora. Reserve. Separe o caldo dos legumes e descarte as ervas.
Para o risoto, doure a cebola roxa que sobrou, picada em cubos pequenos, no azeite de oliva. Adicione o arroz Arbório e doure ele por 1 minuto. Então adicione o restante do vinho tinto. Deixe o vinho secar um pouco em adicione um pouco do caldo. Deixe o caldo secar. Em seguida adicione mais caldo, junto com a carne desfiada e os legumes que sobraram do ensopado. Vá repetindo esse processo de adição de brodo até o risoto ficar no ponto. Deve durar uns 20 minutos, mas não há tempo certo. O legal é ir provando para ver quando o ponto está ideal. Cuidado para não deixar passar, pois ele fica empapado. O gostoso é comer ele al dente, como a massa.
Quando o estiver no ponto desejado, adicione o queijo ralado e a manteiga. Misture e tampe a panela. Deixe ele descansar por uns 3 minutinhos para o queijo e a manteiga derretam. Depois desse tempo, sirva, sempre colocando pedaços dos legumes no prato.
📷 João Junqueira
Deixe um comentário