Ragu de coelho marinado? Fica uma maravilha!Sempre que estou com tempo, essa palavra já bate na minha cabeça: ragu! Ele é demorado sim, mas o ragu é muito simples de fazer e vale cada minuto na panela. Nesta receita, deixamos a carne do coelho marinando em vinho tinto, vegetais e especiarias para adicionar mais uma camada de sabores ao prato.
Aquele “chulézinho” do coelho, que alguns não gostam, some totalmente com essa marinada, portanto, se você não é fã de carne de coelho, essa é a receita perfeita para fazer as pazes com essa carne tão leve e saborosa — que eu particularmente adoro. Este ragu é o molho perfeito para acompanhar uma bela massa, mas até serve como recheio de um belo sanduíche.
Como o processo todo é demorado, o que eu faço geralmente é duplicar a receita e congelar metade — em pequenas porções.
SERVE … 8
TEMPO DE PREPARO … 5h30
OBS. … São necessárias 12h para marinar o coelho antes do preparo
INGREDIENTES
Para o molho
1 coelho inteiro, sem pele — aproximadamente 1kg
50g de bacon cortados em cubos
2 cebolas roxas inteiras descascadas e cortadas em 4
1 cabeça de alho com os dentes descascados
2 cenouras descascadas e cortadas em pedaços
4 talos de salsão cortados em pedaços
4 folhas de louro
Alguns bons ramos de alecrim
Alguns outros bons ramos de tomilho
2 latas de tomate pelado
4 colheres de pasta de tomate
750ml de vinho tinto de boa qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto
Para a massa
800g de massa seca de sua preferência — eu gosto do pappardelle!
Água fervente
2 colheres de sopa de sal
Queijo parmesão ralado para finalizar
MODO DE PREPARO
Primeiro, vamos preparar a marinada do coelho. Em um grande recipiente, adicione a carne do coelho, cebola, cenoura, alho, salsão e ervas — louro, tomilho e alecrim. Tempere tudo com sal e pimenta do reino e em seguida cubra tudo com o vinho tinto. Misture bem e tampe com papel filme. Deixe marinar por 12 horas na geladeira.
Agora vamos botar a mão na massa! Em uma panela, doure o bacon — não precisa colocar azeite, já que ele vai soltar bastante gordura. Em seguida, adicione o coelho e toda a marinada. Adicione as latas de tomate pelado e a pasta de tomate. Misture bem e deixe cozinhar por três horas. Caso necessário, vá adicionando água.
A esta altura, a carne vai estar desmanchando e saindo do osso. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e então tire os ossos. É aqui que a coisa fica divertida! Para isso, tire toda a carne da panela, e com a mão, vá tirando os ossos e colocando de volta na panela as partes de carne já desossadas. Cuidado para não perder muito caldo, nem deixar nenhum ossinho. Quando colocar tudo de volta, cozinhe por mais duas horas. De novo, caso necessário, vá adicionando mais água.
Quando pronto, sirva como molho para uma massa de sua preferência. Para preparar a massa, basta colocar ela em água salgada fervente e seguir o tempo indicado no pacote. Vale um queijo parmesão para finalizar.
📷 João Junqueira
inocencio
foi de muita ajuda ,sou-lhe grato