A rabada é um prato um tanto quanto polêmico. Muita gente não gosta nem de ouvir falar, mas com essa receita, garanto que até os mais incrédulos vão se deliciar. Primeiro deixamos o rabo marinando de um dia para o outro em vinho tinto e especiarias. Depois, cozinhamos ele até soltar do osso e ficar com a textura de um bom ragu. Não tem como não amar!
SERVE … 6
TEMPO DE PREPARO … 4h15
OBS. … É necessário marinar de um dia para o outro a peça de carne antes do preparo — claro que se você não tiver esse tempo, meia hora resolve.
INGREDIENTES
Para a rabada
1.5 kg de rabo de boi já cortado em pedaços
2 latas de tomate pelado
4 colheres de sopa de extrato de tomate
1 cebola picada em cubos
2 cenouras cortada em cubos
4 talos de salsão picados
4 dentes de alho amassados
1 pimenta dedo de moça picada, sem as sementes
4 colheres de sopa de molho inglês
4 ramos de alecrim
2 ramos de tomilho
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite de oliva
1/2 garrafa de vinho tinto
1 litro de água ou o suficiente para cobrir a carne toda
Para a polenta
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
150g de polenta instantânea Divella
Azeite de oliva
MODO DE PREPARO
Um dia antes do preparo, vamos deixar a carne marinando. Com os pedaços do rabo já cortados, limpe a gordura em exesso. Em um recipiente, adicione a carne, a cebola, a cenoura, os talos de salão ,os dentes de alho e a pimenta dedo de moça. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Para finalizar, adicione o vinho e o temperos: alecrim, tomilho e louro — amarre tudo com um barbante, assim fica fácil na hora de tirar eles. Misture tudo, tampe e deixa na geladeira.
Caso você não prepare no dia anterior, faça a marinada e deixe por meia hora. O gosto não vai ficar tão intenso, mas vai funcionar do mesmo jeito.
No dia seguinte, em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure os pedaços do rabo. Quando estiverem no ponto, adicione o que sobrou da marinada: aquele vinho misturado com todos os legumes e temperos. Na sequência, adicione as duas latas de tomate pelado, as colheres de extrato de tomate, o molho inglês e cubra tudo com água. Cozinhe por 4 horas ou até a carne estar a ponto de quase soltar do osso. A medida que o caldo for secando, vá adicionando mais água. Não deixe secar de maneira nenhuma.
Faltando alguns minutinhos, vamos preparar a polenta. Em uma panela, doure a cebola e o alho picados. Assim que estiverem no ponto, adicione a polenta instantânea e vá misturando água, até atingir uma consistência bacana. Cozinhe por dois ou três minutos e pronto.
Assim que a rabada estiver no ponto, tire os temperos amarrados com o barbante e separe o osso da carne. Nessa altura, a carne vai estar desmanchando, então será fácil descartar os ossos. Sirva em um prato fundo, em uma cama de polenta com a rabada por cima.
Se preferir, vale servir na panela, a apresentação fica linda!
📷s João Junqueira
janaina oliveira
João,
pode ser feito na panela de pressão? Qual tempo de cozimento?
joaojunqueira
Olá Janaina, como vai?
Pode ser feito na penela de pressão sim.
Aí, no caso, deixe cozinhar por 1h20 mais ou menos.
j.
janaina oliveira
Agradeço a resposta, vou testar esse final de semana.
Janaina
Flavia
Fiz sua receita, fiz um pouco na panela e depois na panela de pressão! ficou maravilhosa!
joaojunqueira
Fico feliz em saber Flavia!