Receita peruana, o Tiradito é um prato peruano tradicional que tem influência da cultura nipônica, já que em alguns casos a tira do peixe é cortada como um sashimi, bem fininha. Eu gosto de fazer ele como subproduto do ceviche. Quando se corta o peixe em cubos para o ceviche, sempre sobra uma parte mais fina do peixe que não é possível se cortar em cubo. [ Quer uma receita de ceviche? Acesse aqui. ] É aí que o Tiradito entra em ação. Ele é perfeito para ser apreciado como entrada enquanto o ceviche vai marinando.
SERVE … 2
TEMPO DE PREPARO … 10min
INGREDIENTES
Peixe branco cortado em tiras (o que sobrou do ceviche)
1 Pimenta dedo-de-moça
2 Limões
Sal a gosto
Azeite de oliva
MODO DE PREPARO
Para começar, salgue as tiras de peixe já no prato. Misture com a pimenta dede-de-moça que foi picada bem fininha. Esprema um ou dois limões por cima e regue com azeite de oliva. E pronto! Viu que fácil? Aí é só saborear enquanto você espera o seu ceviche marinar.
Originário do Peru, o Tiradito é uma jóia culinária que combina influências japonesas e peruanas em uma fusão harmoniosa de sabores e técnicas. Similar ao ceviche, o tiradito destaca-se pela sua apresentação delicada e pela intensidade dos sabores frescos e cítricos.
O Tiradito Peruano começa com fatias finas de peixe fresco, geralmente de peixes brancos como o linguado ou o robalo, dispostas em um prato de forma elegante e delicada. Em seguida, o peixe é delicadamente coberto por um molho cítrico e picante, geralmente feito com suco de limão, ají amarelo ou ají rocoto, alho, gengibre e coentro. Essa combinação de ingredientes confere ao tiradito um sabor único, que é simultaneamente refrescante e picante.
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Deixe um comentário