Receita de Ostras de 3 maneiras? Rá! Ostra é bem assim: ame ou odeie. Eu amo! Nham, nham, nham! O único cuidado que você tem que ter ao se comer ostras cruas é ter certeza que elas são de qualidades e que estão super frescas. Eu compro as minhas na Ostravagante, uma fazenda marinha em Florianópolis que entrega aqui em São Paulo. Se quiser fazer um pedido, fale com o Angelo Oliveira, que além de ser muito simpático, é super profissional. Segue o telefone dele: 55 11 96194-9814. Dito isso, vou mostrar três jeitos diferentes de serem apreciadas!
SERVE … 2
TEMPO DE PREPARO … 20min
INGREDIENTES
12 Ostras
2 limões sicilianos
¼ cebola picada em cubinhos
1 gengibre ralado
Alguns ramos de tomilho
75ml de vinagre de vinho tinto
75ml de vinagre de vinho branco
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
O mais complicado de se comer ostras cruas é abri-las, já que para comer elas super frescas é necessário abri-las na hora. Há uma faca específica e a técnica é mais ou menos assim: com um pano (há uma luva específica também, caso você esteja levando a brincadeira a sério), segure a ostra por sua parte maior, apoiado em uma tábua de madeira. Coloque a faca na bunda da ostra e vá mexendo até a faca entrar entre as duas conchas da ostra. Aí vá virando a faca até as conchas se soltarem uma da outra. Coloque ela sobre o gelo, para na hora H, estar geladinha.
Agora vamos aos molhos. O tradicional (3) é apenas com limão espremido e sal. Para mim, é o que você sente mais o gosto da ostra, aquele gosto de mar. Hum… uma delícia. Vale uma pitada de tabasco também. Uma outra variação é o molho feito com cebola picada em cubos bem fininhos, vinagre de vinho tinto, algumas folinhas de tomilho e sal (2). Esse fica muito bom também. E para terminar, temos o molho de gengibre (1): rale um pedaço de gengibre e misture com vinagre de vinho branco e sal. Supimpa!
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Deixe um comentário