Receita de ossobuco com aspargos é a pegada do dia. O ossobuco é uma carne muito saborosa, pois vem junto com o osso, que é o que dá sabor à carne. Porém, ela é muito musculosa, então necessita de bastante tempo de cozimento. Este é um prato tradicional do norte da Itália e uma curiosidade é que ossobuco quer dizer literalmente “osso com buraco” em italiano. No meio do osso, temos o tutano, que fica uma delícia após ser cozido.
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 2h30
INGREDIENTES
Para o ossobuco
1 pedaço de ossobuco por pessoa (aproximadamente 300g cada)
1 xícara de farinha de trigo
2 litros de caldo de galinha
1 cebola cortada em cubos
5 dentes de alho inteiros descascados
3 talos de salsão picados
1 cenoura picada em cubos
200g de tomate cereja cortados ao meio
Alguns ramos de alecrim
4 folhas de louro
150ml de vinho branco
Algumas colheres de extrato de tomate
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para os aspargos
5 talos de aspargos por pessoa
Manteiga
Azeite de oliva
MODO DE PREPARO
Primeiro, tempere o ossobuco com sal e em seguida empane ele na farinha de trigo. Tire o exesso. Reserve.
Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite de oliva. Tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto. Após uns 5 minutinhos, adicione o salsão, a cebola, os tomates, o alecrim e o louro. Deixe dourar mais um pouco.
Enquanto isso, voltamos os ossobuco. Em um frigideira, frite ele no azeite de oliva. Uns 4-5 minutos de cada lado bastam. Será o suficiente para dar uma selada na carne, mantendo assim o seu sabor. Em seguida, adicione os ossobucos já fritos na panela com os legumes. É importante ser uma panela grande, para caberem todas as carnes. Adicione o vinho e deixe ele secar, assim ficando o seu gosto, mas não o álcool. É importante ser um vinho gostoso, um Sauvignon Blanc chileno é uma boa pedida e não sai muito caro. Em seguida, adicione o caldo de galinha já quente. Nesta hora, vamos adicionar o extrato de tomate. Mexa bem para misturar tudo e deixe cozinhar por umas duas horas. Se o caldo secar, vá adicionando mais. O tempo não é exato, então depois de uma hora e meia, vale dar uma espetada na carne para ver se já está macia.
Assim que a carne já estiver quase boa, vamos para os aspargos. São super fáceis de fazer e muito saborosos. Corte a parte branca da ponta dos aspargos, elas são duras e não tem gosto de nada. Em seguida, doure eles em um frigideira com manteiga e azeite de oliva. Não demora muito para ficar pronto, uns 6-7 minutos devem bastar. É legal que eles fiquem al dente, assim ficam crocantes. Quando prontos, sirva com a carne.
No fundo da panela, vai ficar um caldo grosso super gostoso. Você pode comer ele com arroz, junto com o prato. Também pode guardar e fazer um risoto depois. Fica uma delícia. Ah, e não se esqueça de comer o tutano que fica no miolo do osso, é ótimo!
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Deixe um comentário