Essa é umm das minhas favoritas: a receita de Mexilhão à provençal — moules et frites, em francês. A tradicional maneira brasileira de preparar mexilhões é a mariscada, onde eles são cozidos apenas com água e depois são temperados com vinagrete de cebola e tomate. É muito gostoso, combina bastante com calor e praia. Mas há o método francês, à provençal, que é um pouco mais refinado e igualmente saboroso. Uma observação é que, como todos frutos do mar, o segredo é ter os mexilhões bem frescos. Eu compro os meus na Ostravagante, uma fazendo marinha em Florianópolis que entrega aqui em São Paulo. Mas eles são facilmente encontrados em mercados.
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 30min
INGREDIENTES
3kg mariscos frescos
10 dentes de alho picados em cubinhos
2 cebolas roxas cortadas em fatias
1 erva-doce cortada em rodelas
Tomilho fresco
100ml creme de leite
1 garrafa vinho branco seco
Azeite de oliva
Manteiga
MODO DE PREPARO
Antes de começar, limpe bem as cascas dos mexilhões, tirando alguma sujeira que tenha ficado nela. Corte aquelas “graminhas” que ficam presas entre as cascas. Enquanto isso, deixe-os em água salgada.
Com os mexilhões limpos, aí vamos. Em uma panela grande, doure a cebola, o alho, e a erva-doce no azeite de oliva. Cuidado para não queimar o alho, se não ele fica amargo. Vale adicionar ele um pouco depois dos outros.
Quando estiver tudo dourado, introduza os mariscos. Adicione o vinho branco, mexa bem e tampe. Uns 10 minutos devem ser necessários para os mariscos abrirem. Nesse momento, adicione o creme de leite. Deixe mais uns 2 minutos. Em seguida, adicione um belo pedaço de manteiga e o tomilho. Mais um minutinho para a manteiga derreter e o tomilho pegar o gosto. Desligue e sirva os mariscos com o caldo. O legal é fazer em uma panela bonita, assim você já serve nela. Os mariscos que não abrirem deve ser descartados.
Uma ótima combinação para este prato são batatas fritas. É o tradicional prato francês moules et frites, que significa, mexilhões e batatas fritas. Mas de qualquer maneira, os mexilhões são deliciosos!
📷 João Junqueira
Amanda Magg
Qual a quantidade do vinho branco? A garrafa toda ou à gosto?
joaojunqueira
Olá Amanda.
Coloque a garrafa inteira.
Depois me conte como ficou!
Giuliana
Olá João , esta receita fica bom tbem servir com torradinhas ou pãozinho de sal em
Rodelas para uma entrada ? Já comi algumas vezes em restaurantes mas não sei se é á Proençal. Abs obrigada
joaojunqueira
Olá Giuliana! Olha, pode ser servido assim sim, mas acredito que vá perder um pouco da graça do prato, que é tomar o delicioso caldo com o vinho e o suco dos mexilhões.