Esta receita foi criada pelo estrelado chef italiano Massimo Bottura em virtude dos terremotos que atingiram a região da Emília-Romanha, situada no Norte da Itália, que tem como sua capital Bolonha. Um pouco mais ao Norte, fica a cidade de Módena, onde o chef tem seu restaurante 3 estrelas Michelin, Osteria Francescana. Massimo, sempre conhecido no meio da culinária, ficou mundialmente conhecido por participar do seriado Chef’s Table, lançado em 2015 pela Netflix. Em 2016 seu restaurante foi eleito como melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants.
A região da Emília-Romanha é a região que produz os queijos Parmigiano Reggiano. Apenas o queijo produzido em determinadas comunas desta região podem levar o nome Parmigiano Reggiano. Se o mesmo queijo for produzido em outras áreas, ele não pode utilizar este nome, sendo chamado apenas de Parmigiano. Em virtude do terremoto, foram destruídos mais de mil discos de Parmigiano Reggiano, assim tornando impossível sua venda — já que o queijo é apenas vendido inteiro e não em pedaços. Com intuito de ajudar esses produtores, Massimo sem inspirou na famosa receita de massa Cacio e Pepe e criou sua versão para um risoto.
Achei super interessante essa iniciativa do chef e escolhi essa receita para inaugurar uma nova seção aqui do Cozinha do João: Receitas de Chefs. Nesta seção vou testar receitas de chefs famosos e postar as mais interessantes. Então vamos lá à primeira delas!
Esta receita foi publicada no livro Massimo Bottura: Never Trust a Skinny Italian Chef (2014).
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 45 minutos
OBS. … São necessárias 12hs para a preparação do brodo de Parmigiano Reggiano
INGREDIENTES
Para o brodo
1kg de queijo Parmigiano Reggiano
2 litros de água
Para o risoto
400g de arroz Arbório
1 cebola picada em cubos
2 dentes de alho picados em cubos
4 colheres de manteiga
Pimenta-do-reino e sal
MODO DE PREPARO
Primeiro, vamos prepare o brodo, que é feito no dia anterior. Em uma panela grande adicione todo o queijo, que foi previamente ralado, cubra com 2 litros de água, misture bem e deixe em fogo médio. Assim que o queijo ficar pegajoso, tire do fogo e deixe ele esfriar até temperatura ambiente. Repita o processo. Deixe essa mistura em um recipiente grande na geladeira por 12 horas ou de um dia para o outro.
Depois desse tempo, a mistura vai ter separado em 3 camadas: uma mais embaixo, sólida, o brodo no meio e um creme no topo. Separe o creme e coe o restante. Reserve o brodo e descarte o sólido, que vai estar sem gosto, já que ele passou todo seu gosto para a água.
Agora vamos ao risoto. Doure a cebola e o alho na manteiga até ficarem no ponto. Adicione o arroz, misture bem e deixe ele dourar por um minutinho. Então, vá adicionando o brodo, que já foi aquecido, de pouco em pouco. Adicione um pouco e deixe ele secar. Vá repetindo esse processo até o arroz ficar no ponto. Neste momento, adicione o creme de Parmigiano Reggiano que foi separado anteriormente e bastante pimenta-do-reino moída. Misture bem, tampe a panela e deixe o risoto descansar por uns 2 minutos. Depois desse tempo, pronto, é só servir. Para finalizar, no prato, vale mais uma pimenta moída. Acompanhe com um bom vinho branco e o sucesso é garantido!
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Deixe um comentário