O Boeuf Bourguignon é um clássico francês, que como o nome indica, é originário da região da Borgonha. O prato, consiste basicamente em carne de vaca cozida lentamente com vinho e diversos legumes. É um prato que demora um pouco, mas é garantido que no final o resultado fica maravilhoso, afinal, a carne fica mais macia quando cozida por mais tempo. Esse prato combina muito bem com um risoto básico, que pode ser preparado enquanto a carne está cozinhando. Mãos à obra!
SERVE … 4
TEMPO DE PREPARO … 3h30
INGREDIENTES
Para o Boeuf Bourguignon
1kg de alcatra cortada em cubos grandes
150g de bacon cortado em pequenos cubos
1 cebola roxa descascada e picada em cubos
4 ramos de tomilho
2 folhas de louro
4 dentes de alho descascados e levemente amassados
1 cenoura descascada e picada em cubos
12 mini cebolas inteiras e descascadas
200g de cogumelo Paris cortados em 4
5 ramos de salsinha picada
1 talo de salsão fatiado
½ garrafa de vinho tinto
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o risoto
1 litro de caldo de galinha
4 punhados de arroz Arbóreo
1 cebola grande picada em cubos
2 dentes de alho picados em cubos
5 talos de salsão fatiados
½ garrafa de vinho branco
½ tablete de manteiga
100g de queijo Parmesão ralado
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Em um grande caçarola, cozinhe o bacon em fogo médio por 10 minutos. Remova o bacon, deixando apenas a gordura que ele soltou. Em seguida, adicione os cubos de carne. Aumente o fogo e deixe a carne por 10 minutos, virando ela ocasionalmente. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Assim que a carne estiver com uma cor boa, remova ela da caçarola. Adicione a cebola, o tomilho, as folhas de louro, o alho, o salsão, a cenoura e a salsinha picada. Doure tudo em fogo médio por aproximadamente 5 minutos. Adicione mais uma pitada de sal e pimenta. Quando os legumes estiverem dourados, adicione o vinho tinto. Deixe ele ferver por uns dois minutinho e retorne a carne e o bacon para a panela.
Cubra a caçarola e deixe no fogo baixo por três horas. Faltando meia hora, adicione as mini cebolas e os cogumelos. O tempo pode variar de acordo com o tamanho dos cubos que você cortou a carne ou quão fibrosa ela for. Depois de duas horas, vale a pena dar uma provada a cada 10 minutos. A consistência ideal da carne é bem mole, quase desmanchando. Já o molho é bacana ficar mais grossinho. Assim que pronto, sirva em um prato fundo ou uma tijela.
Uns 45 minutos antes da carne ficar pronta, é a hora de fazer o risoto. Em fogo baixo, doure a cebola, o alho e o salsão em um pedaço de manteiga e um pouco de azeite de oliva por 15 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Então, adicione o arroz e deixe ele fritar por 1 minuto em fogo alto, não mais que isso. Nesse momento, abaixe o fogo e adicione o vinho branco. Mexa. Assim que ele evaporar, cubra o arroz com o caldo de galinha quente. Mexa ocasionalmente. Assim que o caldo evaporar, adicione mais caldo. Vá repetindo esse processo até o arroz ficar al dente. Nesse momento, desligue o fogo e adicione um belo pedaço de manteiga e o queijo parmesão ralado. Mexa bem e cubra. Deixe ele descansar por dois minutos, isso vai fazer com que o risoto se misture com a manteiga e o queijo, dando uma cremosidade deliciosa!
📷 João Junqueira
Alex
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
:)
joaojunqueira
Obrigado Alex!