Se você, como eu, é fã de pimenta, vai adorar essa receita. O segredo dela é a pimenta Murupi, oriunda da Amazônia. Ela não é forte, mas é muito aromática e faz um bem danado à saúde. Como a picância dela é baixa, vamos misturar com outras pimentas mais fortes, como a Malagueta, Cereja e Dedo-de-moça. Depois de pronta a conserva, você pode usar em tudo: picadinho, arroz e feijão, salada… enfim! Uma observação é: a Murupi não é tão fácil de ser achada. Eu compro as minhas lá no Eataly.
TEMPO DE PREPARO … 20min
INGREDIENTES
6 pimentas Murupi
8 pimentas Cereja
3 pimentas Dedo-de-moça
8 pimentas Malagueta
4 dentes de alho descascados
4 ramos de alecrim
2 folhas de louro
400ml de pinga da boa! (usei a Boazinha)
400ml de azeite de oliva
MODO DE PREPARO
Primeiro, lave todas as pimentas bem e seque. Tire o cabo delas e corte elas ao meio, deixando os caroços. Em seguida, deixe elas de molho na pinga por 10 dias, sendo que a pinga deve cobrir elas por completo. Essa parte é opcional, mas dá um toque gostoso.
Então, tire as pimentas da pinga, seque elas bem e, em um pote de tamanho adequado, coloque elas. Adicione os dentes de alho inteiros e descascados, os ramos de alecrim e as folhas de louro. Cubra tudo com azeite de oliva.
Deixe de molho por mais uns 3 dias para pegar o gosto. A partir daí é só ir usando. Caso ache muito picante, vá adicionando mais azeite.
📸 João Junqueira
📲 Não deixe de acessar o instagram do Cozinha do João para mais dicas de receitas, restaurantes e muito mais!
Alexandre Mj
gostei da dica fiquei curioso para sentir o sabor vou fazer
Darci
Vou fazer fiquei curiosa para saber o sabor
Naomi
Olá, João, por favor me tire uma dúvida. Eu gosto da conserva de pimenta no azeite porque acho mais picante e mais saborosa do que no vinagre, queria saber se o fato de usar a pinga diminui a ”picância” da conserva. Obrigada!
joaojunqueira
Olá Naomi. Olha, acredito que a pinga não deixe a pimenta mais fraca não, apenas dá um aroma diferente.
Naomi
Obrigada pela resposta João! Vou tentar fazer usando umas habaneros que eu encontrei por aqui e umas dedo-de-moça. Tenho uma cachaça mineira que deve dar um aroma diferenciado como você citou. Aproveitando, estou amando muito seu blog! Tudo lindo!
Izabela Lopes
Ela fica no final só no azeite e se descarta a cachaça?
joaojunqueira
Exato Izabela, descarte a pinga e deixe as pimentas em conserva no azeite.
Luiz
Bom dia, moro numa cidade bem seca e deixei a conserva fora da geladeira. Apos alguns dias, criou um camada no findo que parece mofado, isso eh normal ou preciso jogar fora? Obg
joaojunqueira
Não é normal não Luiz. Se parece mofado, realmente é melhor jogar fora.